Cristina Oliveira

View Original

Férias! Brincadeiras ao contrário

Essa é uma história para ser lida em todas as férias!

Os amigos de Regolish costumam se reunir, à tarde, debaixo do cogumelo. Adoram conversar - “jogar conversa fora”, como diz a Lazinha.

Tem sempre uma história do Teo sobre suas viagens, alguma dica de livro que o Geo descobriu, ou resultado de algum jogo de futebol que o Kiko assistiu. E sem contar as brincadeiras do Chida, que sempre tem alguma ideia diferente.

Ele inventou o que chama de “brincadeira ao contrário”: todas as vezes que iniciam as férias, os pequenos saem correndo da escola e se encontram. Deitam, fecham os olhos... dormem de mentirinha... e de repente, todos vão “acordando”, se espreguiçando - o início das férias é a realidade deles; o tempo de escola - fazem com que seja um tempo em que estavam dormindo e sonhando – a vida prá eles, só fica de verdade, nas férias! Só mesmo o Chida prá inventar uma coisa dessas....

Viajam, brincam prá valer, dormem até tarde; quando chega o final do dia, do último dia de férias, reúnem-se, deitam-se... e iniciam um novo período... vão “dormir” até as próximas férias. O início das aulas, as tarefas do dia, a rotina, nem sentirão, pois na sua imaginação, estarão “dormindo e sonhando”!

Juá e Geo

Há dois novos amigos em Regolish. O Juá e o Geo mudaram-se recentemente para Regolish. O Juá custou a se aproximar. Mora um pouco afastado e é um tantinho tímido. O Geo é mais velho da turma do Teo e prefere ficar em casa lendo do que saindo por aí....

Foi a Lazinha, com seu jeito amigável, que conseguiu reuni-los com a turma toda.

E nesses encontros, os pequenos costumam relembrar alguns momentos do ano que passou, para “enturmar” o Geo e o Juá.

Zita e Chida

_ Lembra Zita, quando a gente se conheceu? Perguntou o Chida.

_ Afe, você quase me machucou com uma bolada na cabeça, disse a Zita.

E aí vem a versão do Chida – “ eu estava me divertindo, numa boa, jogando bola sozinho, treinando  passes prá cá e prá lá e de repente, tá ali a Zita, no meio do nada, claro que a bola bateu nela, mas foi sem querer e nem foi tão forte assim...”

NADA DISSO, diz a Zita já irritada. “Eu estava tomando meu lanche, sem incomodar ninguém, bem pertinho de um arbusto, prá ninguém me incomodar e de repente, lá vem a bola – zaz traz grumph, derrubou todo meu suco e quase me machucou! “

“Tá bom, tá bom, mas faltou o quase e pronto! Tá acabada a história,” disse o Chida.

Lazinha

Todos riram. Uns lembrando do dia que aconteceu esse encontro e outros, como o Juá e o Geo, conhecendo um pouquinho de jeito de cada um dos seus novos amigos.

_ Pois é, cada um tem o seu lado da mesma história, disse a Lazinha. É muito engraçado perguntar o que cada um acha de alguma coisa que aconteceu. Ninguém conta do mesmo jeito, ninguém percebe da mesma forma.


Oiê, se já aconteceu alguma dessas coisas com você,
conte pra gente, gostamos de ouvir histórias!

Clica aqui!