Cristina Oliveira
Escritora, palestrante e educadora.
Escritora, palestrante e educadora, com atuação integrada em ações sociais focadas na área da saúde mental, Cristina Oliveira passou sua infância e juventude em Passo Fundo e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Mudou-se para São Paulo em meados dos anos 70, participando ativamente de movimentos de bairro e de defesa da mulher no ABC paulista. Há mais de 30 anos, pratica o voluntariado na área da saúde mental.
Atuou por mais de 10 anos como voluntária da ABRATA (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtorno Afetivo), integrando a diretoria e exercendo a presidência no mandato 2009/2011.
Possui aperfeiçoamento no terceiro setor em elaboração e acompanhamento de projetos, montagem de ações administrativas, metodologias de ação em Grupos de Ajuda Mútua, treinamento de voluntários e coordenação de facilitadores para grupos de Ajuda Mútua de familiares e de pessoas com transtorno mental.
Em 2015, integrou o primeiro grupo de formação de palestrantes da “Comunidade de Fala SP” – CdF, um formato de apresentação em dupla, baseado no compartilhamento das trajetórias de recuperação. O curso foi idealizado e implantado pelo jornalista, educador e ativista de saúde mental norte-americano Richard Weingarten, do Movimento Recovery. Atualmente, participa do Núcleo da CdF de Santa Maria, RS, como palestrante e coordenadora, sendo coautora de um trabalho inserido no Laboratório de Inovação Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde, desenvolvido pela Representação da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).
Em 2021, expandiu sua área de atuação com o lançamento do livro “Sou mais que a minha doença – Sonhos, desafios e superação”, uma narrativa autobiográfica, e, em 2024, do romance ficcional “Maria do Condomínio – envelhecer, chatices e causos”.
Por meio de seu canal de podcast “Saúde Mental Vivências”, relata experiências em lidar com a doença mental, percebendo sintomas, crises e processos de superação, além de informar e comentar sobre livros e associações de apoio. Produz episódios semanais, desde 2021, arquivados em seu site e reproduzidos no Spotify e na Apple Podcast.
É coorganizadora e docente colaboradora dos Ciclos de Encontros em Saúde Mental e pesquisadora colaboradora de uma tese de doutorado pelo programa de pós-graduação em Psicologia da Unesp (Assis, SP).