A arte da leitura

Janeiro, como o primeiro mês do ano, simboliza recomeços, reflexões e a chance de traçar novos rumos. É também quando se celebra o Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre saúde mental, criada pela Lei Federal nº 14.556, de 25 de abril de 2023.

No entanto, a preservação da saúde mental é uma tarefa que deve ser contínua, integrada, não necessariamente contida em apenas um mês.

Neste janeiro de 2025, no Canal de Podcast Saúde Mental Vivências, escolhi explorar a leitura como uma ferramenta ativa, reflexiva e transformadora para a saúde mental. A leitura, além de ampliar horizontes, nos convida ao autoconhecimento e ao desenvolvimento de um pensamento crítico. É por meio dela que encontramos novas perspectivas, fortalecemos nossas reflexões e criamos caminhos mais saudáveis ​​para lidar com os desafios.

Participar de um universo literário compartilhado cria laços entre indivíduos e comunidades.

E foi nesse contexto que tive o prazer de encontrar um site incrível. De alguém que como eu, sente o prazer de desenvolver a arte da leitura.

Estante do Justo – do psiquiatra Luis Justo, é um site com resenhas de livros desde 2016. Há vídeos de algumas entrevistas suas e textos autorais preciosos.  

Janeiro de 2025, será dedicado à arte da leitura e na companhia do amigo Luis Justo!


Este episódio é o início do mês de janeiro, dedicado à arte da leitura.

Acompanhe as demais inserções!


Leitura, um aprendizado (dia 09)

Resenha do livro: Os Vulneráveis (dia 16)

Poema: Eros e Psique (dia 23)

Entre palavras e saberes: a leitura que transforma (dia 30)

Anterior
Anterior

Leitura, um aprendizado

Próximo
Próximo

Reflexões de Ano Novo