Nise da Silveira
No Dia Internacional da Mulher, uma homenagem especial na área da saúde mental:
Nise da Silveira (1905-1999) foi uma psiquiatra brasileira pioneira no uso da arte e da liberdade de expressão como forma de tratamento para pessoas com transtornos mentais.
Em uma época dominada por práticas agressivas, como eletrochoques e lobotomias, ela revolucionou a psiquiatria ao introduzir terapias ocupacionais baseadas na criatividade e na afetividade.
Seu legado inclui a criação do Museu de Imagens do Inconsciente, que preserva as produções artísticas de seus pacientes, e a valorização de uma abordagem mais humanizada na saúde mental.
Sua atuação influenciou a luta antimanicomial no Brasil e inspirou práticas terapêuticas mais inclusivas e respeitosas.
Amplio e atualizo essa homenagem, à profissional que atua como na Espaço Nise da Silveira na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, a psiquiatra Martha Helena de Oliveira Noal que tem a humanidade e horizontalidade como forma de trabalho.
Ela é graduada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), especialista em Psiquiatria pela mesma universidade (1994) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (1997). Especialista em Humanização na Atenção e Gestão do SUS pela UFRGS, Universidade Federal Fluminense (UFF) e UNIJUÍ (2008). Mestra em Psicologia da Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSM (2014).
Médica Psiquiatra na Universidade Federal de Santa Maria desde 1995, onde criou e coordenou o Ambulatório de Transtornos do Humor do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e foi preceptora da Residência Médica em Psiquiatria por 18 anos. Cofundadora da Associação de Familiares, Amigos e pessoas com Bipolaridade (AFAB). Trabalhou como Médica Psiquiatra no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul por 12 anos, fazendo parte da equipe fundadora do serviço. Coordena o Programa de Extensão Espaço Nise da Silveira AFAB desde 1997 e o Projeto de Extensão Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio desde 2014 na UFSM. Participa do Grupo de Trabalho Integrado de Enfrentamento às Violências. Vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS), gestão 2022/2024. Atua também em consultório particular como psicoterapeuta e psiquiatra clínica. Militante da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial.
As três 3 imagens tem links diretos para o YouTube.